Tecnologias Educacionais na Prática. 20 horas
Descrição do Curso
Os cursos Tecnologias Educacionais na Prática (nível iniciante e intermediário) são o conjunto de saberes que propiciarão uma visão global sobre o uso das tecnologias na educação e o seu papel no processo de ensino aprendizagem.
De forma dinâmica, os cursos oferecem o conhecimento e a oportunidade de exercitar as práticas necessárias ao desenvolvimento das atividades educativas com o uso das tecnologias.
Objetivos
Os cursos tem como objetivo preparar os profissionais para atuar em sala de aula com a utilização dos recursos tecnológicos, seja nas modalidades remoto, híbrido ou presencial.
Dessa forma, na modalidade iniciante aborda os conceitos básicos do uso do computador, a prática inicial no uso do pacote office e navegação na internet, as ferramentas gratuitas da conta Google, as plataformas de videoconferências e o uso do computador como recurso pedagógico na escola.
Na modalidade intermediária, o curso aborda a contextualização e reflexão sobre as tecnologias em sala de aula, os conceitos básicos do uso do computador, as ferramentas para ensinar e aprender e sua aplicação para além do ensino híbrido ou remoto, gravação e edição de vídeos com aplicativos gratuitos e a criação de um podcast para uso em sala de aula.
Metodologia
O curso ocorrerá na modalidade presencial com turmas reduzidas e seguindo todas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e dos órgãos de saúde locais.
No decorrer de oito semanas, os alunos contarão com toda a infraestrutura e equipamentos, como notebook individual, para o bom desenvolvimento do curso.
Carga Horária
O curso terá duração de 20 horas, sendo 16 horas presenciais e 4 horas de atividades.
Certificação
Ao completar o curso, você receberá um certificado com seu grau de aproveitamento. Constam no certificado a carga horária de 20 horas, o conteúdo programático e assinatura da coordenadora. A certificação está vinculada a participação e realização das atividades propostas, que serão validadas pelo Centro de Tecnologia Assistiva (CTA) após a conclusão do curso.
Curso Iniciante
- Modulo I – Da sala de aula para o ambiente virtual de aprendizagem:
Conteúdo: Diferença entre EAD, Ensino Hibrido e Ensino Remoto Emergencial; o que são tecnologias e qual a sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem; diferença entre hardware e software, o pacto office, conversão de arquivos etc.
- Modulo II – Internet (Ambientes Virtuais)
Conteúdo: Navegando na internet, cuidados com a internet (cookies, histórico, spam), download e upload na internet, redes sociais digitais, correio eletrônico.
- Modulo III – Conhecendo o cenário do Google
Conteúdo: Conhecendo as ferramentas gratuitas disponíveis na sua conta Google.
- Modulo IV e V – A revolução do Audiovisual. Conteúdo: Plataformas digitais para aulas remotas (teleconferências), FAQ, chat, criação, download e edição de vídeos através do Windows movie maker, podcasts, conhecendo o youtube, editor de imagens.
- Modulo VI, VII e VIII – Tecnologia aplicada
Conteúdo: O uso do computador como recurso pedagógico na escola, tipos de softwares pagos/gratuitos utilizados na educação e sua aplicação no ensino remoto/hibrido.
Curso Intermediário
Módulo I – Introdução as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
- Contextualização sobre TICs e o uso em sala de aula
- Ensino remoto, híbrido e presencial e suas diferenças;
- O que são as TICs? Qual a contribuição em sala de aula?
- Windows básico e pacote Office: principais ferramentas
- Apresentar o computador, ensinar a localizar os programas;
- Pacote Office: 1. Word: O que é? Para que serve? Recursos básicos para escrita (fonte, tamanho, estilo de fonte), definição de margens, parágrafos, inserção de imagens e como salvar. 2. PowerPoint: O que é? Para que serve? Recursos básicos para criação de apresentação e como salvar.
- Navegadores: o uso do email e a conversão de arquivos
- Email: Como abrir o email; login; como enviar um email; como inserir anexos; como deslogar;
- Conversão de arquivos: sites possíveis; upload e download;
Módulo II – Plataformas essenciais para o ensino híbrido ou remoto
- Plataformas de videoconferências: Google Meet; Zoom;
- Google Meet e Zoom: Como abrir uma sala; aceitar os participantes; gravar a aula; compartilhar a aula gravada. Plano B para gravar as videoconferências.
- Youtube: Upload, download e ao vivo
- Como entrar no Youtube; acessar aos vídeos; fazer download (direitos autorais); acessar o próprio canal; fazer upload de videos; criar lives;
- Armazenamento: Google Drive
- O que é o Google Drive? Como utilizar; acessar, fazer upload e download de arquivos; como compartilhar essas informações?
- Ferramenta de criação de formulários: Google Forms
- O que é? Como criar um formulário; como ter acesso as respostas; Possibilidades na sala de aula;
Módulo III – Gravação e edição de vídeos
- Conhecendo aplicativos gratuitos para a edição de vídeos
- App de celular: Capcut e KineMaster: Como fazer o donwload, recursos básicos (cortar, inserir som, figurinha e salvar). Explorar os aplicativos junto aos alunos.
- Criando apresentações no Canva
- O que é? Como usar? Layouts prontos; Fazer upload de imagens; criar uma capa para um vídeo; Salvar.
Módulo IV – Potencialidades do uso do Podcast
- Contextualização do Podcast: história, conceito e direitos autorais
- Quando surgiu? O que é o Podcast? O que são direitos autorais?
- Ferramentas de criação de Podcasts
- Apresentação de uma ferramenta gratuita para a criação de podcast e compreender os recursos básicos;
- Compartilhamento nas plataformas
- Quais as plataformas existentes? Como fazer upload? Como compartilhar para que outros tenham acesso?
- Podcasts para educação
- Exemplos de podcasts para a educação.
- Podcast para contação de histórias ….
- Podcast história: …
- Podcast Ciências: …
- Podcast para o professor: ….